Conheça o líder do violento grupo Boko Haram

O grupo terrorista islâmico Boko Haram (nome oficial: Jama’atu Ahl as-Sunnah il-Da’awati wal-Jihad ou simplesmente “educação ocidental é pecado”) pode ter realizado o seu maior e mais fatal ataque na semana passada.
De acordo com relatos divulgados no início desta semana, acredita-se que os radicais tenham matado aproximadamente dois mil civis na região da cidade de Baga, norte da Nigéria. Tudo isto sob a violenta liderança de Abubakar Shekau.
Sua vida é cercada de mistérios. Informações do Departamento de Estado dos EUA, que oferece recompensa de até sete milhões de dólares por sua cabeça, estimam que ele tenha nascido entre 1965 e 1975 na cidade de Yobe.
Formado em estudos islâmicos, Shekau fala com fluência os idiomas árabe, hausa, fulani e kanuri e usa diversos pseudônimos como Abu Bakr Skikwa ou Imam Abu Bakr Shiku.
Por anos foi o número dois do Boko Haram, que até 2009 era liderado por Mohammed Yusuf, morto naquele ano com cerca de 700 de seus militantes em um confronto com forças do governo.
De acordo com os analistas, Shekau não conta com as habilidades de seu antecessor, conhecido pelo carisma com o qual conquistou centenas de seguidores e por dirigir um luxuoso Mercedes. Contudo, é considerado mais extremista, cruel e comprometido com a ideologia radical do Boko Haram, que tem como objetivo impor a sharia, lei islâmica, na Nigéria.
Shekau é descrito como “um solitário destemido e um homem complexo e paradoxal. Meio teólogo, meio gangster” e, sob sua liderança, o grupo se tornou ainda mais violento.
Em 2011, um carro bomba explodiu na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) na capital nigeriana, Abuja, matando 23 pessoas e ferindo 80. Cerca de três anos depois, os militantes invadiram uma escola para meninas e sequestraram 200 estudantes.
Rindo como se estivesse contando uma piada, o líder apareceu em um vídeo divulgado logo após o episódio e no qual prometia vender algumas das meninas e casar outras com seus combatentes. Até hoje o paradeiro da maioria delas é desconhecido.
Desde que ele passou a encabeçar o Boko Haram, o governo nigeriano tenta em vão prendê-lo ou matá-lo. Autoridades anunciaram a morte de Shekau por duas vezes, apenas para em seguida desmentir as informações por conta do surgimento de vídeos que o mostravam são e salvo.
“Gosto de matar qualquer pessoa que Deus mandar - assim como gosto de matar galinhas e carneiros”, disse ele em 2012 depois de um atentado em Kano, uma das maiores cidades do norte do país. Na ocasião, mais de 180 pessoas morreram. 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Você já ouviu falar nos senhores do mundo? Conhecidos como ILLUMINATI? Ou em diversas sociedades secretas? (Maçonaria, Skul and Bones, Ordem RosaCruz, Ordo Templi Orientis, Illuminati, Thule, Mão Negra, Bilderberg)...
Já ouviu falar sobre a NOVA ORDEM MUNDIAL? Você pensa que esse assunto é apenas mais uma teoria da conspiração? Desligue sua TV! ABRA SEUS OLHOS!!!

Coloque seu e-mail para receber atualizações:

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]