Mosquitos transgênicos soltos em SP podem causar perigo?

Será que esse mosquito vai causar um novo tipo de doença? 

Piracicaba (SP) iniciou, nesta quinta-feira (30), a primeira fase de liberação do Aedes 
Aegyptitransgênico, que não pica e nem transmite a dengue, para reduzir o número de transmissores da doença. A cidade é a primeira do estado de São Paulo a utilizar a técnica, que é aplicada no bairro Cecap, onde há maior incidência de casos. Serão soltos 1 milhão de filhotes machos produzidos em laboratório por semana e a previsão da Prefeitura é de que, em cinco meses, o projeto consiga reduzir até 80% dos mosquitos.

Segundo a Secretaria de Saúde, o município está com 977 casos de dengue e o Cecap é o bairro com maior número de registros. De acordo com a Oxitec do Brasil, empresa responsável pela implantação do projeto, o "Aedes do Bem" vai afetar uma área de 54 hectares - aproximadamente igual a 65 campos de futebol - e uma população de 5,5 mil pessoas.

O supervisor da Oxitec, Guilherme Trivelatto, afirmou que a liberação será feita em dez meses e, conforme o número de mosquitos transmissores da dengue forem diminuindo, a empresa também vai reduzir o número de Aedes transgênicos. "Temos que acompanhar a curva, em cinco meses, esperamos que o número de mosquitos diminuam , e aí vamos parar de soltar um milhão por semana também", afirmou.

De acordo com a Prefeitura, nesta quinta foram liberados 100 mil mosquitos em uma cerimônia simbólica que contou com a presença de moradores do bairro. A Secretaria de Saúde admitiu ainda a possibilidade de entrar em epidemia de dengue, já que atualmente a cidade está com quase 300 casos para 100 mil habitantes, índice que caracteriza a situação endêmica e o estado de emergência.
Informações: http://g1.globo.com/

Wilson Ferreira

Técnico em SEO, liberal apartidário, autodidata em história, fascinado por mistérios, fundador e escritor. Nosso blog é focado em teorias da conspiração, porém você encontrará muitos artigos sobre política, história, sociedade, religião, misticismo, ocultismo e tudo que desperte um certo mistério.
    Comentários Blog
    Comentários Facebook

2 comentários:

  1. Mosquito que não pica? E como vão sobreviver se eles se alimentam de sangue? Fala sério..

    ResponderExcluir
  2. Mosquito que não pica? E como vão sobreviver se eles se alimentam de sangue? Fala sério..

    ResponderExcluir