'Pequenas Igrejas, Grandes Negócios' um jogo sobre religião

Conteúdo e mecânica

Com o deck básico, você pode juntar entre 4 e 7 amigos para jogar, e as extensões aumentam este número para até 11 jogadores. O título possui 14 pastores, 14 igrejas, 92 cartas de efeito e 60 especiais.
Para marcar os pontos, você utiliza os versos das cartas IGREJAS e PASTORES. Esta foi uma ideia muito interessante para utilizar todo o conteúdo do jogo, mesmo que eu seja fã das gemas como marcações. Creio que isso foi implementado para baratear o custo do jogo, porém as gemas dariam um ar mais requintado ao game.
O jogo é bem fácil de entender. Depois de uma partida, você já sabe como atuar e, posteriormente, consegue criar uma estratégia baseada nas cartas existentes no jogo. Você começa com um pastor uma igreja e terá como desafio acabar com a reputação de seu adversário religioso. A mecânica consiste em três ações, chamadas de compra, jogada e descarte.
Para destruir o respeito dos outros pastores, você utilizará as cartas de ataque e as cartas de ação. As de ataquecausam perdas de recursos, reputação e macumbaria. Elas podem denunciar seu concorrente à mídia, acusando-o de mandar seus seguidores comerem grama e até mesmo de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. As de açãointerferem na “mão” do pastor rival, e podem roubar cartas ou forçar um descarte. As cartas de ação também podem ser utilizadas em benefício próprio, como por exemplo quando você as usa para comprar mais cartas.
O pastor que sofre o ataque pode utilizar as cartas de defesa para anular a ação do inimigo ou até mesmo redirecionar o ataque.
Entre as ações de ataque e defesa, você pode utilizar as cartas de investimento, que são divididas em seis tipos: as que aumentam ou diminuem o alcance de ataque, as que anulam ataques, as que aumentam recursos ou macumbaria, as utilizadas para aumentar sua mão e as famosas laranjas, que criam recursos extras.
Por último, temos as cartas de picaretagem, como Tijolinho Abençoado e o Cartão de Crédito Gospel, que servem para restaurar pontos de recursos ou macumbarias.
pign3

Arte e humor

Um dos pontos altos do card game é a beleza das cartas e a criatividade de suas ações. Você dará muita risada com algumas delas. Creio que este tipo de humor não é visto desde o tempo do famoso Ludopédio (posteriormente chamado de Escrete), feito por Chico Buarque.
pign4
Como eu disse acima, o jogo possui cartas extras, ou melhor dizendo, quatro novos módulos, que estão explicados abaixo, no texto retirado da página do jogo no Catarse.
Ou Dá, ou Desce! – O Suplemento da Prosperidade. Contrate artistas fracassados, em fim de carreira, ex-psicopatas, ex-periguetes ou apresentadoras infantis falidas para a Obra do Senhor; Lote o Maracanã com os Salmos; Faça o Desencapetamento Total!
Vodu é pra Jacu – Enfrente os Encostos, os Pai-de-Encosto, as macumbas e exorcize o Cramunhão em pessoa! Lute contra os filhotes do Fogo! Faça um exorcismo na Madrugada! Desça até os infernos quinze vezes! Tente adivinhar quem está com epilepsia e quem está com o diabo no Corpo enquanto desce a porrada neles! Traga a pessoa amada em três dias úteis, em nome de Jezuis!
Picaretas e Esquisotéricos – amarrações, almas gêmeas e bolas de cristal! Busque conhecimento com Ets e civilizações atlânticas quânticas! Desalinhe os chakras de seus inimigos com a Tábua Positrônica de Hórus! Veja as cartas dos oponentes com sua mesa de Scrying! Associe jogos de RPG ao diabo e lute com a Espada do Espírito de Porco! Vença os Illuminatis!
Oremos! – A Santa Igreja de Pedro está de volta. Dance com os Padres dançarinos, organize e administre saunas gays na Europa, diga que os ateus são os culpados de tudo enquanto gerencia a dança das cadeiras dos acusados de pedofilia! E, se nada mais resolver, chame a Inquisição para cuidar desses hereges.
Informações: gizmodo.uol.com.br

Wilson Ferreira

Técnico em SEO, liberal apartidário, autodidata em história, fascinado por mistérios, fundador e escritor. Nosso blog é focado em teorias da conspiração, porém você encontrará muitos artigos sobre política, história, sociedade, religião, misticismo, ocultismo e tudo que desperte um certo mistério.
    Comentar pelo Blog
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário