Presidente da Guatemala renuncia após denúncias de corrupção (Quem dera o Brasil fosse assim!)


Envolvido em denúncias de corrupção, o presidente da Guatemala Otto Pérez Molina renunciou ao cargo na noite desta quarta-feira. Na carta anunciando sua saída, Molina justifica a decisão dizendo que pretende "manter a institucionalidade do Executivo" e enfrentar "de maneira individual" o processo contra ele.

Pérez Molina, que governava desde janeiro de 2012, é acusado de liderar uma rede de corrupção no órgão arrecadador de impostos, a Superintendência de Administração Tributária (SAT). Na quarta, um juiz do país autorizou uma ordem de captura contra o político por causa das denúncias. General reformado, Pérez Molina perdeu sua imunidade parlamentar após votação unânime no Congresso na terça.

O governante foi formalmente acusado de corrupção pelo Ministério Público do país e pela Comissão Internacional Contra a Impunidade na Guatemala (CICIG) em 21 de agosto. A ex-vice-presidente da Guatemala, Roxana Baldetti, já está presa desde o final do mês passado por causa do escândalo.

A renúncia do presidente está agora nas mãos do Congresso, que deverá aprovar ou não sua saída, e, em caso positivo, nomear o atual vice, Alejandro Maldonado, como novo mandatário, segundo estabelece a lei guatemalteca.

O porta-voz da Presidência destacou que, apesar da decisão de renunciar, Pérez Molina segue defendendo sua inocência.

(Com agência EFE)


Informações: http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/acusado-de-corrupcao-presidente-da-guatemala-renuncia/

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas


Você já ouviu falar nos senhores do mundo? Conhecidos como ILLUMINATI? Ou em diversas sociedades secretas? (Maçonaria, Skul and Bones, Ordem RosaCruz, Ordo Templi Orientis, Illuminati, Thule, Mão Negra, Bilderberg)...
Já ouviu falar sobre a NOVA ORDEM MUNDIAL? Você pensa que esse assunto é apenas mais uma teoria da conspiração? Desligue sua TV! ABRA SEUS OLHOS!!!

Coloque seu e-mail para receber atualizações:

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]