Conhecendo a Maçonaria


Se você escrever “Maçonaria” no Google, encontrará quase um milhão de resultados para a sua busca. Se tentar em inglês com o termo “Freemansory”, o número passará de dois milhões de resultados. Talvez esse seja um indício de que, primeiramente, o interesse e a curiosidade acerca dessa ordem ganham cada vez mais espaço e, em segundo lugar, que a Maçonaria não é assim tão secreta quanto se imagina.

Fato é que definir o que é Maçonaria em apenas uma linha é uma tarefa complicada. Mas o que parece ser consenso entre os inúmeros sites espalhados pela internet é que se trata da maior e mais antiga sociedade fraternal que busca promover valores como a integridade, a bondade e a justiça, além de ser conhecida por suas doações e ações de caridade.

Com quase 300 anos de história, a Maçonaria reúne uma série de rituais e símbolos, além de ter sido adotada por muitas personalidades que marcaram a história do Brasil e do mundo. Para ficar por dentro de mais detalhes dessa ordem que reúne curiosos e admiradores, siga conosco.
Fonte da imagem: Shutterstock
Uma breve história

A falta de documentos e registros confiáveis não nos permite afirmar com certeza onde estão as origens da ordem. Existem especialistas que acreditam que a Maçonaria teve início na Mesopotâmia, enquanto outros acreditam que ela possa ter surgido entre as primeiras manifestações religiosas que ocorreram no Egito. Há também quem defenda que a construção do Templo de Salomão marca o início da Maçonaria. Ainda, é frequente ver a Ordem dos Cavaleiros do Templo e a Fraternidade Rosa-Cruz sendo citadas como influências na criação da Maçonaria.

Já a sociedade fraternal nos moldes que conhecemos hoje foi estabelecida em 1717 na Inglaterra a partir de ideais iluministas e com a ajuda dos maçons já existentes e de construtores que haviam se reunido para reerguer a cidade de Londres após o incêndio de 1666.

Atualmente, os maçons somam mais de seis milhões de pessoas que não formam exatamente uma sociedade secreta – ou não estariamos falando sobre isso abertamente –, mas sim uma organização que mantém seus segredos. Nesse sentido, Nigel Brown, grande secretário do United Grand Lodge da Inglaterra em entrevista à BBC, revelou que até 2017, ano em que a ordem completará seu tricentenário, a organização pretende ser mais “aberta e transparente” para “afastar os mitos da cabeça das pessoas”.

Fonte da imagem: Shutterstock

 
Por dentro da Maçonaria

A maneira mais comum de entrar para a ordem é contando com a indicação de um maçom, mas também é possível submeter uma solicitação a uma loja – como são chamados os templos maçônicos. O candidato precisa ser maior de idade e do sexo masculino, embora também existam organizações que admitem mulheres. Ainda, é preciso acreditar em um ser ou força superior, mas por não ser uma religião, a Maçonaria aceita mulçumanos, católicos, espíritas etc. Por esse motivo, temas controversos – como religião e política – não podem ser discutidos durante as reuniões.

A Maçonaria é composta por ritos, sendo que atualmente cerca de 50 ritos são praticados no mundo. Obrigatoriamente, ele compreende três graus: aprendiz, companheiro e mestre. Após essa fase, eles são classificados em diferentes categorias e os nomes variam de acordo com o rito. O “Rito de York” é dividido em Graus Simbólicos, Capitulares, Crípticos e de Cavalaria, enquanto o “Rito Escocês Antigo e Aceito” é formado pelos Graus Simbólicos, Inefáveis, Capitulares, Filosóficos e Administrativos – que representam o aperfeiçoamento do homem.

Os ritos têm características particulares e em cada um dos graus os maçons compartilham diversos ensinamentos. Quando um irmão alcança um grau, acontece um ritual cheio de simbologia. Nessas ocasiões, os maçons vestem túnicas, chapéus, aventais e faixas próprios para cada ritual, além de ter palavras e gestos específicos durante o evento.

Fonte da imagem: Shutterstock
 

Símbolos

Originalmente, o nome da ordem vem do francês maçonnerie, que significa “construção” ou “pedreira” e faz referência ao maçon, que seria o “construtor” ou “pedreiro”. Por extensão, pode se dizer que o termo significa uma “associação de pedreiros”. Por esse motivo, a ordem retirou boa parte da sua simbologia da arte de lapidar pedras e construir prédios: “Assim como na construção, a Maçonaria significa avançar de nível em nível conforme você ganha conhecimento e experiência”, explica Brown.

Fonte da imagem: Reprodução/Loja São Paulo 43

Dessa maneira, o compasso e o esquadro – que são dois dos símbolos mais comuns da ordem – representam a precisão e a retidão. Da sobreposição desses dois instrumentos podemos derivar a Estrela de Davi (que também recebe o nome de Selo de Salomão) e representa a criação e a perfeição. A letra G, que pode ou não acompanhar a imagem do compasso e do esquadro, é uma referência à Geometria, além de representar o Grande Arquiteto do Universo.

O Olho da Providência – também conhecido como “o olho que tudo vê” – é mais um símbolo da Maçonaria que ficou especialmente famoso por aparecer no verso das notas de um dólar e serve como um lembrete aos maçons de que eles estão sempre sendo observados pelo Grande Arquiteto do Universo. Esse símbolo costuma ser acompanhado por um triângulo ou por três pontos.

Outros símbolos importantes que podem ser encontrados nos templos são as colunas B (que significa Boaz, em referência à primeira coluna do Templo de Salomão) e J (que significa Jakin e quer dizer estabilidade em hebraico). Dentro do templo, o chão também costuma ser quadriculado de branco e preto, servindo como símbolo da diversidade e da oposição entre a luz e as trevas, o corpo e o espírito, o bem e o mal.

Com: Mega Curioso

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Você já ouviu falar nos senhores do mundo? Conhecidos como ILLUMINATI? Ou em diversas sociedades secretas? (Maçonaria, Skul and Bones, Ordem RosaCruz, Ordo Templi Orientis, Illuminati, Thule, Mão Negra, Bilderberg)...
Já ouviu falar sobre a NOVA ORDEM MUNDIAL? Você pensa que esse assunto é apenas mais uma teoria da conspiração? Desligue sua TV! ABRA SEUS OLHOS!!!

Coloque seu e-mail para receber atualizações:

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]