Cristianismo responsável pela escravidão?

Cristianismo responsável pela escravidão?

O cristianismo e a escravidão

Se Jesus realmente existiu, ele nasceu em uma sociedade em que mantinham escravos. Como um homem de seu tempo, Jesus não via o comércio de seres humanos como algo imoral, pois em nem uma passagem dos evangelhos ele proíbe, recrimina ou questiona essa prática hoje considerada horrível. O Deus bíblico que ensinou tanta moralidade para o povo de sua época, proibiu muitas coisas, menos a escravidão.

Desde os primórdios do cristianismo os cristãos nunca questionaram sobre a escravidão. Quando o Império Romano se tornou cristão, a escravidão continuou.

Durante o período colonial no Brasil, a igreja brasileira legitimava como "bom e necessário" a escravidão, mesmo com as mudanças morais após a revolução francesa e os movimentos iluministas.

Os textos bíblicos foram escritos de acordo com os valores morais de seu tempo e região, sem nunca mesmo pensar que futuramente a escravidão seria algo hediondo.

O cristianismo foi obrigado a se adequar com a evolução moral e natural do ser humano.

Wilson Ferreira

Técnico em SEO, liberal apartidário, autodidata em História, fascinado por mistérios, fundador e escritor. Nosso blog é focado em teorias da conspiração, porém você encontrará muitos artigos sobre política, história, sociedade, religião, misticismo, ocultismo e tudo que desperte um certo mistério.
    Comentários Blog
    Comentários Facebook

7 comentários:

  1. quanta bobagem e falta de informação... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem todo o direito de achar bobagem, mas não deixa de ser uma verdade histórica.

      Excluir
  2. Você quer denegrir a imagem da pessoa que mais se importou com você: Jesus, porque ele veio para nos trazer libertação de algo muito maior do que a escravidão causada por correntes materiais, ele veio pra nos libertar da escravidão do pecado que rouba, mata e causa destruição. É só crer e deixar ele entrar em sua vida. Ele é o unico que morreu e está vivo, tudo isso por amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A intenção foi colocar um ponto de vista sobre a moral e a ética cristã. Colega você é apenas mais um dos milhões que foi doutrinado/a pelo imperialismo europeu. No Oriente Médio tem um outro "você" com o mesmo argumento sobre Alá.

      Excluir
  3. NO MANDAMENTO AMAR O PRÓXIMO COM A SI MESMO JÁ ESTÁ IMPLÍCITO O REPUDIO A ESCRAVIDÃO...

    ResponderExcluir
  4. NO MANDAMENTO AMAR O PRÓXIMO COM A SI MESMO JÁ ESTÁ IMPLÍCITO O REPUDIO A ESCRAVIDÃO...

    ResponderExcluir