O que é esquerda e direita [O que significa?]

Vamos entender o que foi a esquerda e direita do passado, para podermos entender o que se tornou a esquerda e direita nos dias atuais.

O que é Esquerda e Direita [O que significa?]

O que é direita e esquerda no ponto de vista histórico em 1600 - 1700 - 1800 até 1900

Historicamente a direita é associada aos conservadores, aqueles que queriam "deixar tudo estava", a galera do rei, aqueles que queriam conservar as instituições, os partidários do poder monárquico, os que eram a favor da guerra.
O que é esquerda e direita [O que significa?]

Historicamente a esquerda eram os liberais da época ou os liberais de hoje, eles lutavam contra o poder do Estado, defendiam um mercado mais livre, questionavam o galera da monarquia e defendiam ideias radicais do tipo "escravismo é errado" [ironia]. 
O que é esquerda e direita [O que significa?]

Conforme a esquerda da época (liberais da época) foram vencendo, os conservadores começaram a sair do escopo político e os liberais de esquerda acabaram virando os conservadores, ou seja; conforme a liberdade aumentava e o poder do rei reduzia, os mais radicais de esquerda viraram uma "nova esquerda", e a esquerda mais "vamos deixar assim que já está bom" acabaram virando os conservadores.
O que é esquerda e direita [O que significa?]

Apareceu um movimento "louco" por volta de 1800 - 1900 que queria alcançar os objetivos da esquerda, querendo liberdade individual, através dos métodos de direita; ou seja, "um governo total, controlador, que vai libertar todo mundo", coisa confusa dos socialistas (marxistas). Ou seja, o sistema quebrou, pois essa galera virou a nova esquerda de hoje.
O que é esquerda e direita [O que significa?]

Se você achou confuso essa história da esquerda, você provavelmente já deduziu a confusão que deve ter se tornado a direita; é melhor pularmos para o que é na teoria um governo de esquerda e de direita hoje.
O que é esquerda e direita [O que significa?]

Como saber se o governo de hoje é de esquerda ou de direita

Em um governo de esquerda, o Estado tem um grande controle sobre a vida das pessoas, na produção, mercado, estradas, aeroportos, transportes e etc. O governo de esquerda diz querer governar em prol de mais igualdade social, utilizando métodos do socialismo.
O que é esquerda e direita [O que significa?]

Já em um governo de direita, o Estado só cuida das coisas básicas, como segurança, justiça, educação básica e etc. O governo de direita trabalha com um país mais livre, com o intuito de fazer o próprio povo criar suas próprias riquezas, através do capitalismo.
O que é esquerda e direita [O que significa?] 


Minha própria conclusão sobre ambos os ladosO que é Esquerda e Direita [O que significa?]

Socializar e trazer mais igualdade, é algo belo e moral, porém, como vamos trazer mais igualdade social se o país não conseguir prosperar? Se um país socialista não prospera economicamente, ele acaba matando o seu povo de fome, como aconteceu e acontece em diversos Estados socialistas.
O que é esquerda e direita [O que significa?]

Temos que achar um centro, colocar o capitalismo para trabalhar em prol da economia, deixando o país livre para gerar sua própria riqueza. Privatizar tudo, pois é fato que tudo estatal não funciona bem, além de gerar gastos abusivos, a maioria das estatais sempre acabam no prejuízo e quem paga a conta somos nós, os escravinhos do governo.
O que é esquerda e direita [O que significa?]

Juntando tudo, vamos ter um país próspero, com mais oportunidades de emprego e igualdade social.

Leia sobre: Principais diferenças entre socialismo e comunismo
Leia sobre: Por que o socialismo fracassou [Motivos para não funcionar]

Wilson Ferreira

Técnico em SEO, liberal apartidário, autodidata em história, fascinado por mistérios, fundador e escritor. Nosso blog é focado em teorias da conspiração, porém você encontrará muitos artigos sobre política, história, sociedade, religião, misticismo, ocultismo e tudo que desperte um certo mistério.
    Comentar pelo Blog
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário