Nazismo foi um movimento de esquerda ou direita?

Nazismo foi um movimento de esquerda ou direita?
O Nazismo foi um movimento de esquerda ou direita? Para entendermos melhor, vamos pegar o conceito de direita e esquerda para analisar a Alemanha Nazista.

Nazismo foi um movimento de esquerda ou direita? - Conceito de direita e esquerda

A direta defende um Estado mínimo, que cuide somente das coisas essenciais, como justiça e segurança. A esquerda defende um Estado grande interventor, que garanta o direito das pessoas e que se meta em vários assuntos. A direita valoriza muito as liberdades individuais, enquanto a esquerda preza sempre pelo coletivo, o coletivo está sempre acima do interesse do indivíduo. Na direita nós temos o direito à propriedade privada assegurada, onde as pessoas determinam e fazem o que elas quiserem com a propriedade que é delas, enquanto a esquerda prega a propriedade comunitária. A direita também é a favor do livre mercado, da meritocracia, enquanto a direita prega cotas e estatização. Esses conceitos estando claros, agora vamos analisar como foi Regime Nazista na Alemanha.
Nazismo foi um movimento de esquerda ou direita?

Analisando o Regime Nazista na Alemanha

Na Alemanha Nazista o Estado determinava o que produzir, quanto produzir e inclusive o preço das mercadorias. Você sabia que a Alemanha Nazista congelou os salários em 1934 e eles permaneceram com o mesmo valor até 1945. Uma simples venda para o exterior, exigia a apresentação de mais de 40 documentos. Fica muito claro que depois dessas informações, que na Alemanha de Hitler ,os proprietários não tinham liberdade para escolher o que fazer com sua propriedade, era uma propriedade privada só no papel, de fato na realidade, eles exerciam um papel muito semelhante a de um gerente.
A economia parcialmente descentralizada do Terceiro Reich esteve longe do modelo de uma economia clássica de mercado na qual a eficiência é alcançada pela ação do sistema livre de preços. Ricardo Luis Chaves Feijó PhD em Ciências Sociais

Já ouviram falar no episódio da Noite das Facas Longas que ocorreu em 1934, onde Hitler matou muitas lideranças conservadoras, aliás, o nome do partido de Hitler era "Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães". O partido era formado principalmente por operários, que lutavam contra as grandes corporações. Aliás esse partido deu uma palestra que se intitulava "Como e por que meios o capitalismo deve ser eliminado", lembrando que Hitler mandou empresários para campos de concentração. 

Obviamente o Nazismo teve campos de concentração e fez genocídios, isso é muito claro, o que as pessoas talvez não consigam entender é que a União Soviética que era Socialista, fazia exatamente a mesma coisa. Na União Soviética existia perseguição a homossexuais, eles matavam e mandavam para campos de concentração, até hoje na Rússia existe esse tipo de preconceito e perseguição.

Para o Comunismo e pro Nazismo a natureza humana não é aceita como ela é, eles querem modificar, sempre criar uma sociedade melhor, sempre a mesma promessa, tanto de um lado quanto de outro.

Você sabia que se Hitler fosse vivo hoje, ele seria contra o "Escola sem partido", pois em 1933, Hitler instituiu algumas bases para a educação. A doutrinação não estava apenas na seleção do conteúdo, mas na maneira como os assuntos eram abordados, em matemática por exemplo, os jovens calculavam o custo de um doente mental para os cofres públicos, para justificar o programa de eutanásia nazista.
Nazismo foi um movimento de esquerda ou direita?

Doutrinação marxista no Brasil

"Mas os socialistas e historiadores sempre dizem que o Nazismo era de direita". Obviamente na academia brasileira que é essencialmente marxista, todos os cursos tem um viés marxista, todos eles iram dizer que o Nazismo era de direita. Porém existe outros especialistas que não foram formados em academias marxistas, olha o que eles falam sobre o assunto:
As doutrinas pelas quais, na geração anterior, as lideranças alemãs tinham-se pautados não se opunham aos elementos socialistas do marxismo...HEYEK, Friederich
Agora mais uma prova de que o nazismo tem muito mais semelhança com o comunismo do que com o movimento conservador.
Nazismo foi um movimento de esquerda ou direita?

Mais algumas provas que o Nazismo tem muito mais semelhanças com a esquerda

Exigências do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães

  • Divisão de lucros de indústrias pesadas
  • Proteção social na velhice
  • Socialização das grandes lojas de departamento
  • Reforma agrária
  • Programa nacional de educação


"Mas Hitler matou muitos comunistas". Stalin também matou muitos comunistas, pesquise e leia que você vai saber que o comunismo foi o movimento que mais matou comunistas.

Quer um desenho?
Nazismo foi um movimento de esquerda ou direita?

Wilson Ferreira

Técnico em SEO, liberal apartidário, autodidata em História, fascinado por mistérios, fundador e escritor. Nosso blog é focado em teorias da conspiração, porém você encontrará muitos artigos sobre política, história, sociedade, religião, misticismo, ocultismo e tudo que desperte um certo mistério.
    Comentários Blog
    Comentários Facebook

2 comentários:

  1. Vocês esquecem de mencionar que as ditaduras de direita demonstram contraditoriamente um atroz poder do estado que igualmente supre direitos de indivíduos pelo coletivo que manda, quando não oculta a cidadania a exemplo da ditadura militar. Mas erros de esquerda ou direita por isso sou centro.

    ResponderExcluir
  2. Wilson Ferreira, você está tentando reescrever a História? Esse seu texto é completamente errado e fantasioso. Você quer passar para seus leitores, que oNazismo foi um movimento de esquerda só porque o nome do partido de Hitler ttinha a palavra socialista. Mas, saiba que o nazismo (esse sim o verdadeiro nome do partido), era de extrema direita. Se o nazismo fosse realmente socialista, a primeira coisa que deveria fazer, era aliar-se aos russos. Engane-se a si mesmo, mas não engane os outros.

    ResponderExcluir