13 de dezembro de 2014

Evite alimentos industrializados e embutidos

Gordura trans, vegetal ou hidrogenada, acidulantes, ácido cítrico, aspartame, conservantes. Você sabe o que está colocando no seu prato quando consome produtos industrializados que contêm estes ingredientes e qual a relação deles com a sua saúde? A maioria das pessoas, não. Devido a sua praticidade, os industrializados ocupam uma parcela cada vez maior no mercado de alimentos. Definitivamente, os industrializados vieram para ficar, pois representam uma solução para a vida corrida dos dias atuais.
Estes alimentos podem representar um risco à saúde, causando alergias, doenças cardiovasculares e até câncer quando consumidos em excesso. Para tornar estes alimentos mais vistosos, práticos e duráveis, os fabricantes usam algumas dezenas de aditivos químicos. Os mais comuns são os corantes, aromatizantes, conservantes, antioxidantes, estabilizantes e acidulantes. São eles os responsáveis por dar sabor, cheiro e aspecto naturais aos alimentos industrializados, além de maior durabilidade.
Alimentos EmbutidosOs embutidos e os enlatados como os hambúrgueres, defumados e salsichas possuem também alto índice de sódio em sua composição, o que pode contribuir para o aumento da pressão arterial.
A gordura vegetal hidrogenada, amplamente conhecida como gordura trans, está presente na maioria dos alimentos industrializados, como biscoitos (recheados e waffers), salgadinhos empacotados, batata frita, tortas e bolos prontos, pães doces, pães de forma, sorvete, achocolatados prontos, margarina, requeijão cremoso, pipoca para microondas, temperos prontos, em tabletes ou em pó. Ela é muito utilizada nas indústrias de alimentos como ingredientes que resultam em produto final com boa qualidade sensorial. Na realidade, são prejudiciais para o consumo, principalmente quando utilizada em grande quantidade, fato que vem preocupando a saúde pública e consumidores.
Deste modo, deve haver uma revisão e supervisão em relação à qualidade dos alimentos que escolhemos, além da orientação aos consumidores, uma vez que a elevada utilização de alimentos industrializados traz inúmeros riscos para a saúde. Lembre-se sempre que a alimentação saudável caminha na medida em que se aumenta a ingestão de alimentos naturais e frescos e se reduz o consumo de alimentos industrializados, ricos em gordura saturada, sal e açúcar.

Informações: http://www.einstein.br/


Postagem mais recente Postagem mais antiga


Redes Sociais

Facebook
Curta nossa página!
Google Plus
Siga a gente no Google Plus!
Twitter
Siga a gente no Twitter!
Pinterest
Acesse nosso canal!
 Autor

Assine a nossa newsletter

(Receba novas atualizações na sua caixa de entrada.)