11/12/2017

Adam Smith e a Mão Invisível

Adam Smith e a Mão Invisível
Adam Smith e a Mão Invisível

Quem foi Adam Smith

Adam Smith foi um filósofo que viveu na Escócia durante os anos de 1721 a 1790 no período do iluminismo. Ele foi o principal teórico do liberalismo econômico. O que deu maior destaque em sua carreira foi a obra "Uma Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações". Adam Smith defendia principalmente o livre mercado e a divisão do trabalho.
Adam Smith e a Mão Invisível

Adam Smith e a Mão Invisível

Adam Smith acreditava que o trabalho dos indivíduos contribuía indiretamente para o crescimento do rendimento anual da sociedade. Porém a intenção do indivíduo não é coletiva, tem apenas interesse próprio e a busca pela máxima valorização daquilo que produz.
“Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro e do padeiro que esperamos o nosso jantar, mas da consideração que ele têm pelos próprios interesses."
O livre mercado é responsável por criar uma força incorpórea, que faz com que os comerciantes e as indústrias busquem através de novas tecnologias, baixar os custos de produção e consequentemente a baixa do preço de venda de um determinado produto, alimentando assim a concorrência de mercado e controle dos preços.

Para provar isso Adam Smith utilizou o que chamamos hoje de teoria da oferta e da procura, ou seja, a abundancia de mercadoria mais baixa procura gera a queda no preço, porém a mercadoria escassa mais a alta procura faz com que o preço suba.
Adam Smith e a Mão Invisível

Laissez-Faire 

É o termo da ordem do liberalismo econômico que defende a não intervenção do Estado na economia, deixando a mais absoluta liberdade de produção e comercialização de mercadorias.

O Estado tem o papel de regulamentar o direito da propriedade privada e facilitar o desenvolvimento do livre mercado.
PRÓXIMO ARTIGO PRÓXIMO ARTIGO
ARTIGO ANTERIOR ARTIGO ANTERIOR
PRÓXIMO ARTIGO PRÓXIMO ARTIGO
ARTIGO ANTERIOR ARTIGO ANTERIOR
 

AdBlock Detectado

Desative o AdBlock e recarregue a página para acessar o conteúdo.

Nossa única forma de sustento são os anúncios de extrema qualidade do Google, tente se por no nosso lugar.

Muito obrigado pela compreensão.

×