terça-feira, dezembro 12, 2017

Bitcoin é bolha ou não é?

Bitcoin é bolha ou não é?
Bitcoin é bolha ou não é?
O bitcoin, a polêmica moeda virtual, fez neste domingo uma estreia triunfal no mercado financeiro internacional, superando os US$ 18 mil por unidade. O valor ultrapassa o máximo registrado nas plataformas onde era negociada até agora sem regulamentação. O desempenho aumenta a inquietação de parte dos investidores com o risco de uma bolha especulativa, que pode levar o preço do ativo a desabar futuramente. Nas primeiras quatro horas e meia foram registradas 1.694 operações, informou a Bolsa de Valores de Chicago (Cboe, na sigla em inglês) que chegou a registrar a cotação de US$ 18,01 mil.

As negociações são exclusivamente eletrônicas, sem existência física. O bitcoin apoia-se em um sistema de pagamento entre pessoas, baseado em uma tecnologia denominada "blockchain". Esses instrumentos são a primeira oportunidade oficial para os investidores profissionais investirem no bitcoin. Até então a moeda, criado em 2009, era negociada somente nas plataformas alternativas da internet.

A moeda virtual enfrenta desconfiança devido à ausência de regulamentação e divide os economistas, instituições financeiras e investidores, mas encontrou eco em países excluídos do sistema financeiro americano, como a Venezuela, ou com uma inflação e deflação elevadas. O entusiasmo chegou recentemente aos países ocidentais, onde as ações das empresas cotadas são muito caras, o que empurra alguns investidores e pequenos correntistas a buscar outros produtos financeiros.

— A Cboe dá legitimidade porque reconhece que o bitcoin é um ativo como qualquer outro que pode ser negociado — explica Nick Colas, analista da Data Trek Research.

Por outro lado, o diretor executivo do banco americano JPMorgan Chase, Jamie Dimon, afirmou que o instrumento é uma "fraude". Os vencedores do Prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz e Jean Tirolle acreditam que se trata de uma "bolha especulativa", que provavelmente "vai implodir".

Como funciona

Ao contrário de outras moedas, o bitcoin não é emitido pelo Banco Central de um país. O responsável por sua "criação" é um programa de computador. Os investidores compram e vendem bitcoins, que ganham ou perdem valor de acordo com a demanda pela moeda.

Para alguns economistas, o bitcoin, que alcança altos valores já na largada, é uma bolha especulativa. A bolha ocorre quando os preços dos ativos se afastam das mensurações reais. Nesses casos, quando os investidores correm para comprar o ativo, a demanda maior faz o preço subir, até que a bolha estoura e o preço desaba.

PRÓXIMO ARTIGO PRÓXIMO ARTIGO
ARTIGO ANTERIOR ARTIGO ANTERIOR
PRÓXIMO ARTIGO PRÓXIMO ARTIGO
ARTIGO ANTERIOR ARTIGO ANTERIOR
 

Receba novas atualizações na sua caixa de entrada gratuitamente.