03/07/2018

Comunismo resumo completo

Comunismo resumo completo
Comunismo resumo completo

Resumo completo do comunismo

O comunismo pode ser definido como uma doutrina social, político e econômico onde as desigualdades seriam sistematicamente abolidas.

A principal característica do comunismo é a eliminação da propriedade privada, classes sociais e qualquer tipo de desigualdade. Para que isto aconteça, as fabricas, terras e quaisquer meios de produção devem estar disponibilizados ao publico, ou mais precisamento ao proletariado.


Comunismo resumo: O Comunismo Primitivo 

É um termo utilizado para descrever uma forma de organização social surgida na Pré-História. Esta só foi experimentada pelo ser humano nos estágios iniciais do desenvolvimento coletivo, por motivo de ser algo que antecede o Estado e as classes sociais.

Marx define o comunismo primitivo como o estagio da evolução da história econômica, e possui três principais características: 
  • Baixa força produtiva 
  • Propriedade coletiva dos meios de produção
  • Distribuição igualitária dos produtos

Comunismo resumo: Antagonismo de Classes

Com a intensão de desenvolver uma visão histórica que pudesse explicar as relações econômicas nas sociedades humanas, Marx chega a conclusão que a história por si só não se explica sem antes entendermos a relação de uma permanente luta de classes.

Marx afirma que "a história de toda sociedade até os dias atuais é a história da luta de classes".

Esta luta de classes é a consequência (produto) das relações econômicas de sua época. A escravidão, servidão e capitalismo seriam etapa de um único processo, a luta de classes.

Comunismo resumo: Burguesia e proletariado

Comunismo resumo, burguesia e proletariado.
Comunismo resumo completo
No capitalismo, a histórica luta de classes é expressada nas classes.

Proletário resumido

É a classe social formada por pessoas que não possuem meios de produção, e por este motivo são obrigadas a vender não o produto final de seu trabalho, mas somente a sua força de trabalho que se expressa em uma jornada de trabalho em troca de um salário fixo.

Burguesia resumida

Nos termos Marxistas é a classe social que detêm os meios de produção de riqueza, e é responsável pela exploração do proletariado. Tem por finalidade  agregar o valor da propriedade privada e a preservação do capital em favor do enriquecimento.

As ideias do comunismo resumida

Comunismo resumo, as ideias do comunismo, Karl Marx e Engels.
Comunismo resumo completo
As ideias que defende o sistema comunista podem ser encontradas nas obras de Karl Marx e Friedrich Engels, principalmente no "O Manifesto do Partido Comunista" que defende a tomada de poder pelos operários, uma vez que instituições como: Estado, Igreja, família e propriedade são formas ideológicas impostas pela classe burguesa.

Uma vez implantado o sistema comunista, fica com o "povo" a responsabilidade de reorganizar a economia de forma que atenda as necessidades de todos, pondo fim à desigualdade social.
PRÓXIMO ARTIGO PRÓXIMO ARTIGO
ARTIGO ANTERIOR ARTIGO ANTERIOR
PRÓXIMO ARTIGO PRÓXIMO ARTIGO
ARTIGO ANTERIOR ARTIGO ANTERIOR
 

AdBlock Detectado

Desative o AdBlock e recarregue a página para acessar o conteúdo.

Nossa única forma de sustento são os anúncios de extrema qualidade do Google, tente se por no nosso lugar.

Muito obrigado pela compreensão.

×