08/08/2018

O que é conservadorismo? [As ideias de Edmund Burke]

O que é conservadorismo?


Para você saber o que é conservadorismo, você precisa ir a fundo em regiões onde verdadeiramente exista o conservadorismo. No Brasil ainda não temos um conservadorismo concreto, um partido conservador que defenda realmente as ideias conservadoras. Mas estamos chegando lá, diversos movimentos liberais e conservadores estão começando a surgir, o Brasil está seguindo um rumo nunca antes visto. Porém, mesmo assim, vamos tentar fazer uma análise do conceito ideológico e filosófico do conservadorismo. 
O que é conservadorismo e as ideias de Edmund Burke
O que é conservadorismo? [As ideias de Edmund Burke] - Vire à direita
Podemos começar dizendo que a mentalidade conservadora defende que ninguém, indivíduo ou grupo, tem o direito de reformar a sociedade inteira à sua imagem e semelhança. É preciso sempre respeitar a variedade das iniciativas e a ação do tempo. Os países que possuem mais ordem, democracia, lei e justiça, são justamente os países com as leis mais antigas, por exemplo Estados Unidos e Inglaterra. Ser um conservador é respeitar a ação do costume, a ação espontânea da sociedade, é recusar a autoridade aos que querem mandar na sociedade inteira, pois ninguém pode mandar na sociedade inteira, ninguém pode reformar a humanidade, nem muito menos a natureza humana. Então no aspecto ideológico, o conservadorismo em si combate a mentalidade revolucionária, a mentalidade que a esquerda prega, a mentalidade que causou o caos na Revolução Francesa, Rússia, China, Cuba, Venezuela, Coréia do Norte...


Quem foi Edmundo Burke e quais foram suas ideias?


Edmund Burke foi um irlandês, que viveu de 1729 até 1797. Burke foi advogado, escritor, filosofo e político atuante. A atuação de Burke na política e seus escritos filosóficos foram tão importantes e tiveram uma repercussão tão grande, que muitos diziam que Edmund Burke era a consciência do Império Britânico. Burke foi um grande defensor da tradição, ou seja, de todos os valores morais que constituem a sociedade ao longo dos séculos, e nesse sentido ele foi um duro crítico, por isso ele desprezava os filósofos iluministas que pregavam que nós temos que nos desvencilhar de todas as tradições e começar algo totalmente novo.
O que é conservadorismo e as ideias de Edmund Burke
O que é conservadorismo? [As ideias de Edmund Burke] - Edmund Burke (1729-1797)
Edmunk Burke era um grande defensor da propriedade privada, logo também do livre mercado. Burke acreditava no fato que nós só podemos ter prosperidade econômica, se o Estado deixar todo mundo comercializar suas mercadorias em paz. Muitas pessoas já diziam no Século 20, que Edmund Burke foi pai do conservadorismo moderno.


Edmund Burke criticava atos revolucionários?


Edmunk Burke foi um duro crítico da Revolução Francesa. Burke sempre se posicionou contra a todo aquele movimento, que cominou com a derrubada do rei e a instalação posterior de um período de terror na França. Inclusive o livro Reflexões Sobre a Revolução na França, é uma obra magnífica, vocês leitores do Verdade Estampada deveriam lê-lo, para compreender melhor o pensamento conservador.
O que é conservadorismo e as ideias de Edmund Burke
O que é conservadorismo? [As ideias de Edmund Burke] - Atitudes revolucionárias
Podemos dizer que o direitista no aspecto conservador, é aquele que não aceita que a lei seja solapada para se criar justiça social, porque para o direitista, sempre que isso acontecer criar-se-á mais injustiça. O esquerdista de maneira geral, acha que solapar a lei é um bom caminho para se criar justiça social.


Vídeos e livros para entender melhor o conservadorismo:




O artigo e os vídeos acima são importantes, porém mais importante ainda é vocês lerem livros. Vou deixar algumas obras para vocês entenderem a essência do conservadorismo de forma mais concreta. 

Os livros são: Como Ser um Conservador, Política da Prudência, Elogio Ao Conservadorismo e O Mínimo que Você Precisa Saber para não Ser um Idiota.
PRÓXIMO ARTIGO PRÓXIMO ARTIGO
ARTIGO ANTERIOR ARTIGO ANTERIOR
PRÓXIMO ARTIGO PRÓXIMO ARTIGO
ARTIGO ANTERIOR ARTIGO ANTERIOR
 

AdBlock Detectado

Desative o AdBlock e recarregue a página para acessar o conteúdo.

Nossa única forma de sustento são os anúncios de extrema qualidade do Google, tente se por no nosso lugar.

Muito obrigado pela compreensão.

×