Como podemos ver no livro A lei - Por que a esquerda não funciona? As bases do pensamento liberal, o socialismo é apenas uma forma de fazer espoliação da lei de forma totalmente legal. Uma definição simples e abrangente.
Ora, dado que por essa definição o socialismo é um corpo doutrinário, que ataque se pode fazer contra ele se não uma guerra doutrinária? Se acreditamos que tal doutrina é falsa, absurda e má, então deve ser refutada. E quanto mais falsa, mais absurda e má ela for, mais fácil será refutá-la. Sobretudo, se quiser se armar, comece por extirpar da sua legislação qualquer partícula de socialismo que possa ter deslizado para lá. Não será tarefa fácil.
Mas por que Montalembert não vê que está em um círculo vicioso? Você usaria a lei para se opor ao socialismo? Mas é dela que ele depende: os socialistas desejam praticar a espoliação legal, não a espoliação ilegal. Como todos os outros próprio. E, quando a lei está do lado do socialismo, como pode ser usada contra o socialismo? Quando a espoliação é sancionada por lei, não teme tribunais, gendarmes ou prisões. Ao contrário, ela pede ajuda a eles.
Assim, o que fazer? Impedir o socialismo de penetrar na elaboração das leis? Impedir o socialistas de fazerem parte do Legislativo? Posso prever que, enquanto a espoliação legal continuar a ser a principal atividade da legislatura, tais medidas não terão sucesso. É ilógico, até absurdo, supor o contrário.
A espoliação legal tem muitos nomes
Ora, a espoliação legal pode ser cometida de infinitos métodos. Assim, há um número infinito de planos para organizá-lá: tarifas, proteções, subsídios, incentivos, taxações, progressivas, educação pública, direito a ferramentas de trabalho, salário mínimo, crédito fácil e assim por diante. A totalidade desses planos, naquilo que têm em comum, a espoliação legal, recebe o nome de socialismo.Ora, dado que por essa definição o socialismo é um corpo doutrinário, que ataque se pode fazer contra ele se não uma guerra doutrinária? Se acreditamos que tal doutrina é falsa, absurda e má, então deve ser refutada. E quanto mais falsa, mais absurda e má ela for, mais fácil será refutá-la. Sobretudo, se quiser se armar, comece por extirpar da sua legislação qualquer partícula de socialismo que possa ter deslizado para lá. Não será tarefa fácil.
Socialismo é espoliação legal
Acusa-se Montalembert de desejar combater o socialismo com força bruta, mas ele deve ser inocentado da acusação, pois diz com toda a clareza:"A guerra a ser lutada contra o socialismo deve estarem harmonia com a lei, a honra e a justiça".Mas por que Montalembert não vê que está em um círculo vicioso? Você usaria a lei para se opor ao socialismo? Mas é dela que ele depende: os socialistas desejam praticar a espoliação legal, não a espoliação ilegal. Como todos os outros próprio. E, quando a lei está do lado do socialismo, como pode ser usada contra o socialismo? Quando a espoliação é sancionada por lei, não teme tribunais, gendarmes ou prisões. Ao contrário, ela pede ajuda a eles.
Assim, o que fazer? Impedir o socialismo de penetrar na elaboração das leis? Impedir o socialistas de fazerem parte do Legislativo? Posso prever que, enquanto a espoliação legal continuar a ser a principal atividade da legislatura, tais medidas não terão sucesso. É ilógico, até absurdo, supor o contrário.