06/03/2019

Entenda os Fundamentos da Administração

Entenda os Fundamentos da Administração
Ao se deparar com a seguinte indagação: o que é uma Organização?, o que você responderia? Uma organização poderia ser a empresa em que você trabalha; o modo de distribuição de tarefas em sua rotina doméstica; a associação de moradores do bairro; uma Igreja; ou, ainda, uma função administrativa. Assim percebe-se que a palavra organização passa a ter alguns significados e, enquanto futuros gestores, o entendimento destes significados é fundamental para o dia a dia da profissão, pois a “administração é um todo do qual a organização é uma das partes”.

A organização é o objeto da administração, bem como a administração é um dos aspectos fundamentais que diferenciam as organizações de outras formas de sistemas sociais, ou seja, enquanto no passado a sociedade era constituída de pequenos sistemas sociais desorganizados, nos dias atuais quem domina o panorama social contemporâneo são as organizações, sendo elas cada vez maiores e com estruturas melhores.

Eficiência e Eficácia

Uma empresa deve ser eficiente ou eficaz? Qual a diferença entre a eficiência e a eficácia?

A eficiência é o modo correto de fazer as tarefas. Uma organização só é eficiente quando alcança a meta de volume de produção com a menor quantidade de recursos gastos possíveis, ou seja, ao menor custo por unidade produzida. Portanto, um gestor eficiente faz produtos, com melhores resultados de produtividade e desempenho em relação aos insumos utilizados para sua produção.

A eficácia é a capacidade de atingir as metas e os objetivos já estabelecidos, é o grau de alcance dos objetivos no projeto em determinado período, independente dos custos. Nas organizações, a eficiência é tão importante quanto a eficácia. Chiavenato (1994), lembra que toda organização deve ser desenvolvida a partir dos conceitos de eficácia e eficiência.

Administrar? Etimologia e Significado

Você já se perguntou sobre qual é a origem e o significado da palavra administração? A palavra administração tem origem no latim, do termo administer, um conjugado de dois termos: ad, que significa direção para, tendência, junto de; minister, que é um termo comparativo de inferioridade, onde o sufixo ter representa subordinação e obediência. Assim sendo, administer, na Roma Antiga, era aquele que realizava uma função de direção abaixo do comando de outrem.

A administração, como conhecemos e estudamos atualmente, é o resultado da história e da integração de vários indivíduos que pensaram a organização da sociedade e das atividades humanas, entre eles engenheiros, sociólogos, economistas e, até mesmos, empresários. A soma de cada conhecimento produzido em épocas diferentes permite ao administrador da sociedade atual explorar melhor suas técnicas e habilidades, entendendo como e porque cada princípio administrativo surgiu.

Funções do Administrador e Gestor

Dentre as funções do gestor está: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC). 

Lewis Carroll, autor do romance infantil Alice no País das Maravilhas, já dizia que “para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Para que os objetivos organizacionais sejam atingidos, em primeiro lugar é importante que se faça um bom planejamento, é a ideia de futuro, envolve a capacidade de estimar tendências e acontecimentos prováveis, prescrevendo situações futuras desejadas, e o que deve ser feito para concretizá-las, de modo a antecipar os efeitos e consequências para a organização.

É a organização que da estrutura para a empresa, distribuindo as tarefas e recursos, definindo a autoridade dos membros de forma a alcançar os objetivos. A direção é a mobilização dos esforços das pessoas para alcançar o resultado. O controle é a checagem das ações tomadas para comparar com os objetivos e conferir se as metas estipuladas foram atingidas.

As Habilidades do Administrador e Gestor

Vários estudiosos abordaram o tema da habilidade gerencial, as habilidades são competências que determinam o grau de sucesso do gerente no cargo e na organização. Para o renomado pesquisador Robert L. Katz, as habilidades gerenciais podem ser divididas em três categorias:

A habilidade técnica é referente ao conhecimento específico que o gestor deve ter em relação à função que desempenha; conhecimentos, métodos e equipamentos necessários para a realização da tarefa, que estão dentro da especialidade técnica.

A habilidade humana envolve o lado humano, significa compreender as pessoas, suas necessidades, interesses e atitudes. É a capacidade de entender, liderar e trabalhar com pessoas.

A habilidade conceitual envolve a capacidade de relacionar, compreender e lidar com a complexidade de dados da organização, e de usar o intelecto para formular estratégias; criatividade, planejamento, raciocínio abstrato e entendimento do contexto.
PRÓXIMO ARTIGO PRÓXIMO ARTIGO
ARTIGO ANTERIOR ARTIGO ANTERIOR
PRÓXIMO ARTIGO PRÓXIMO ARTIGO
ARTIGO ANTERIOR ARTIGO ANTERIOR
 

AdBlock Detectado

Desative o AdBlock e recarregue a página para acessar o conteúdo.

Nossa única forma de sustento são os anúncios de extrema qualidade do Google, tente se por no nosso lugar.

Muito obrigado pela compreensão.

×