07/07/2019

Escola das Relações Humanas, Motivação, Liderança e Teorias Transitivas

Escola das Relações Humanas

Você já imaginou que nem toda motivação para o trabalho está relacionada ao salário, e que o homem não é somente um ser econômico? Em 1927, Elton Mayo, um sociólogo australiano, coordenou uma pesquisa para a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, pesquisa esta conhecida por Experiência de Hawthorne, cujo objetivo era verificar a correlação entre a produtividade dos funcionários e a iluminação no local de trabalho, pois se atribuía a ela o alto índice de turn over (rotatividade), fadiga, acidentes de trabalho e a baixa produtividade nas organizações. 
Escola das Relações Humanas, Motivação, Liderança e Teorias Transitivas
Os estudos coordenados por Elton Mayo iniciaram em 1927 e se prolongaram até 1932 e foram realizados na fábrica de Hawthorne da Western Electric Company, uma companhia norte-americana que fabricava equipamentos para empresas telefônicas, situada em Chicago. A pesquisa foi realizada em quatro etapas e apresentou uma nova perspectiva aos gestores.

Abordagem Comportamental

A Abordagem Comportamental, também conhecida como Escola Comportamentalista ou Escola Behaviorista da Administração, surgiu no final da década de 1940, no qual o foco de estudo são as pessoas e seus comportamentos na organização. A abordagem comportamental é marcada por grandes pensadores, que deram ênfase, sob diversos ângulos, ao comportamento dos indivíduos dentro da organização, e ao modo como eles se organizam para a produtividade.

Motivação

A motivação é o resultado da interação do indivíduo com a situação. A motivação é como um processo no qual há um conjunto de motivos ou razões que induz, explica, estimula ou provoca uma ação ou comportamento. Poderíamos entender que é a motivação que leva as pessoas a agirem em direção aos objetivos e que as mantêm persistentes para alcançá-los. Motivação é um assunto complexo e sofre influência de diversas variáveis, pois as pessoas têm diversas necessidades que podem ser conflitantes e acompanhadas de expectativas com várias maneiras de satisfazê-las.

Mas vamos pensar juntos: existe alguma forma de classificar a motivação? Ou mesmo, quais são os fatores que caracterizam a motivação de um indivíduo? Em uma primeira análise as motivações podem ser classificadas como:

Extrínseca: recompensas tangíveis ou materiais, promoção, salário, benefícios;

Intrínseca: recompensas psicológicas, reconhecimento positivo, respeito.

Liderança

Liderança é a influência interpessoal exercida em um determinado contexto. Trata-se de um fenômeno social, uma capacidade de influenciar as pessoas por meio de ideias, exemplos e ações e fazer com que atinjam metas propostas ou passem a acreditar em crenças ou conceitos. Em todas as organizações a liderança é um processo-chave e o gestor deve ser um líder para seus subordinados, deve influenciá-lo para que a pessoa aja de uma maneira intencional. O líder realiza indagações objetivando novas ideias e feedback, solicitando aos subordinados novas opiniões e ideias. O papel de liderança apareceu em destaque nos Experimentos de Hawthorne, realizados por Elton Mayo.

Teorias Transitivas: Mary Parker Follet e Chester Barnard

Você leu que Elton Mayo é considerado o “pai” da Escola das Relações Humanas. Entretanto, é importante destacar que esse conjunto de conhecimentos e informações não partiram somente dele. Um grupo de estudiosos e pesquisadores na parte comportamental também contribuíram para o fortalecimento desta escola. Entre os pensadores que permitiram o fortalecimento dela, destacam-se Mary Parker Follett, uma mulher à frente do seu tempo, conhecida como “profetisa do gerenciamento”, e Chester Barnard: para ele, relação social nas empresas tem base na cooperação entre os indivíduos que estão ligados por objetivos comuns. Na verdade, estes dois pensadores confirmam que o sucesso do gestor depende da sua capacidade de construir um grupo, saber se relacionar e, principalmente, criar e coordenar equipes interdisciplinares.
Este é o artigo mais recente
ARTIGO ANTERIOR ARTIGO ANTERIOR
Este é o artigo mais recente
ARTIGO ANTERIOR ARTIGO ANTERIOR
 

AdBlock Detectado

Desative o AdBlock e recarregue a página para acessar o conteúdo.

Nossa única forma de sustento são os anúncios de extrema qualidade do Google, tente se por no nosso lugar.

Muito obrigado pela compreensão.

×